domingo, 16 de dezembro de 2018

Você conhece Curaçao?

Curaçao, para a surpresa de muitos, teve colonização holandesa e hoje é um país autônomo pertencente ao Reino dos Países Baixos. Junto a Aruba e Bonaire, faz parte do conjunto das Ilhas ABC: três pequenas ilhas localizadas bem próximas da costa norte da Venezuela. Entretanto, não há qualquer relação da ilha com o país (e nem há muita semelhança também com Los Roques – um arquipélago lindo pertencente à Venezuela – além das águas maravilhosas e da localização geográfica).


Entendendo a ilha
Curaçao tem 444km2 de área – o que dá mais ou menos o tamanho de Florianópolis! Você consegue visitar praticamente todos os pontos principais da ilha em uma viagem de 4 ou 5 dias. Pra isso, entretanto, será necessário alugar um carro. E essa talvez seja a principal dica do destino: um carro é essencial!
A capital de Curaçao é Willemstad, uma cidade dividida em duas partes: Punta e Otrobanda(que significa o outro lado). Uma ponte flutuante faz a ligação entre as duas áreas; que são bem charmosinhas, diga-se de passagem.
As praias ao longo da ilha são maravilhosas! Existem infinitas opções de lazer e esportes aquáticos, o clima é bom o ano inteiro, há pouquíssima chuva e claro, inúmeras escolas de mergulho e points perfeitos para observação da vida marinha, seja de cilindro ou snorkel.
Curiosidade: De onde vem o nome Curaçao?
O nome Curaçao, ao contrário do que muitos imaginam, nada tem a ver com “coração”, mas sim “curação” – a arte de curar. Ele foi dado por navegadores portugueses que se curaram do escorbuto ao chegar na ilha, provavelmente por causa dos frutos que comeram ali. Acredita-se que, como os holandeses não conseguiam pronunciar o “ão”, acabaram chamando a ilha de Curaçao. :)
Idioma
idioma oficial da ilha é o Papiamento, mas por lá também falam fluentemente o inglês, o holandês e o espanhol.
Moeda
moeda oficial de Curaçao é o Florim (Naf) – que em 2014 tinha um valor um pouco melhor que o real: U$1,00 = aproximadamente Naf 1,70. Em todo caso, o dólar americano é totalmente aceito (apesar de que, às vezes, você receberá o troco em florins ao pagar em dólares). Você pode ver como está a cotação atual através da área de conversão de moedas no site do Banco Central.

Curaçao na nossa imaginação…
Antes de nossas pesquisas e principalmente antes de chegar na ilha, nosso conhecimento sobre Curaçao podia ser basicamente resumido nessa foto abaixo: as casinhas de construção holandesa de Willemstad.

Curaçao na verdade tem uma super estrutura, apesar de ter também áreas um pouco mais simples, outras desertas e umas até mesmo desérticas.
Mapa de Curaçao
Esse mapa exemplifica direitinho como é Curaçao. As principais opções de hospedagens e as praias com mais estrutura estão no sul, próximo à capital Willemstad (onde se encontra o famoso centrinho com casinhas coloridas como as da foto acima). Praias mais virgens estão próximas ao norte ou, mais precisamente, entre a ponta norte e a capital. Toda essa parte superior do mapa, é a costa menos explorada. Não há muitas opções de praia para banho e o mar é mais agitado. O turismo acontece em peso na parte inferior.

Ali, pequeninha, à direita de Curaçao, está Klein Curaçao, uma pequena ilha sem qualquer estrutura que é visitada a partir de passeios de barco (ou helicóptero) que duram um dia.

Jan Thiel é uma região quase completamente holandesa, o que garante um clima bem charmoso. Dá pra sentir bem que Curaçao teve colonização européia.
A praia de Jan Thiel é privada e o acesso é pago: U$3,50 por pessoa.

A ilha pode ser visitada o ano todo: a probabilidade de chuvas é bem baixa e mesmo quando elas aparecem, são bem passageiras. Curaçao não está na rota dos furacões.

A alta temporada é de novembro a março, quando é inverno na Europa e os holandeses aproveitam para curtir uma prainha no Caribe.

Fontes:
https://vamospraonde.com/curacao/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Curaçao


IA substituirá professores?

Futuro já começou? Uma escola do Reino Unido está chamando a atenção na internet ao divulgar sua primeira turma sem professor. O...