As placas tectônicas são grandes blocos formados por camadas litosféricas. Elas movimentam-se em razão da energia proveniente das correntes de convecção de magma oriundas do manto terrestre. A teoria das placas tectônicas é o principal arcabouço teórico-metodológico que busca explicar a movimentação litosférica.
Quais são os tipos de placas tectônicas?
Há três tipos de placas tectônicas, que são classificados conforme a sua localização geográfica. São eles:
Placas tectônicas oceânicas: são as placas tectônicas situadas no assoalho oceânico.
Placas tectônicas continentais: são as placas tectônicas localizadas nos continentes.
Placas tectônicas oceânicas e continentais: são as placas tectônicas encontradas entre o assoalho oceânico e o continente.
tectônicas
O limite das placas tectônicas ocorre nas zonas de contato desses blocos, ou seja, onde uma placa encontra-se com a outra. Há três tipos de limites entre as placas tectônicas.
→ Limite divergente
Nesse tipo de limite, ocorre um afastamento das placas tectônicas. Assim, essa movimentação, comumente de separação entre duas ou mais placas, gera consequências como a formação de dorsais mesoceânicas, a expansão do assoalho oceânico, a constituição de falhas e ainda os fenômenos de vulcões e terremotos.
Limite convergente
Nesse tipo de limite, ocorre uma aproximação das placas tectônicas. Logo, há um choque entre uma placa e outra, que provoca movimentos de afundamento e/ou ascensão de uma determinada placa. Essa movimentação tem como consequência a formação de dobras, fossas e montanhas. Esse tipo de limite explica, por exemplo, a formação dos chamados dobramentos modernos.
Limite transcorrente
Nesse tipo de limite ocorre um contato lateral das placas tectônicas. Portanto, esse contato lateral, em que há um deslize de uma placa em relação a outra, não provoca a destruição e/ou criação de novas placas. A consequência mais comum dos limites transcorrentes é a formação de falhas.
Em um limite transcorrente, ocorre o deslizamento lateral entre placas tectônicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário