BACIAS HIDROGRÁFICAS
Bacia hidrográfica é o conhunbto de terras limitadas por divisores de águas (interflúvios), que se encontram nas regiões mais elevadas do relevo. As bacias são drenadas por um rio principal (canal fluvial), que geralmente dá nome à bacia, e por todos os seus alfutnes, chamados tributários. Além dos rios e divisores, ela é comporta de outros elementos que influenciam na quantidade de água e de sedimentos que alcançam os canais fluviais, como solo, rocha, vegetçaõ e ocupação.
RIOS
O rio é um corrente contínua de água que deságua no mar, em um lago ou em outro rio (nesse caso é chamado de afluente). Ao longo de seu curso, os rios carregam sedimento, compem paisagens diferenciadas e moldam o relevo.
O ponto de encontro entre cursos d’água é denominado confluência. Podem ser diferentes origens: a Água de chuva que se acumula nas áres mais baixas; o lençol freático que atinge a superficie, formando uma nascente de um rio, ou o degelo nas montanhas.
Os rios podem ser: efêmeros, os que permanecem secos na maior parte do ano, correndo durante e imediatamente após uma chuma; intermintentes, aqueles que drenam água no decorrer do ano. A média anual da varação da descarga de água em uma bacia hidrográfica denomina-se regime fluvial e depende das variações sazonais de cada região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário