Democratização do saber
Dentro do que foi dito, ademocratização do saberpromovida pela escola permiteque tenhamos a capacidadecrítica de produzir conhecimentode forma autônoma. Esse caráterindividual da democratização dosaber permite que cada pessoaseja capaz de chegar a seuspróprios entendimentos, de fazer suas próprias escolhas e de produzir
conhecimento. Dito de outra forma, cada indivíduo vai interpretar subjetivamente
tudo que aprendeu e leu na escola para criar sua própria visão sobre um assunto,
sua própria opinião e assim suas próprias conclusões.
Isso é possível dentro da aprendizagem dos saberes feita de forma
universal. O processo de democratização dos saberes favorece o acesso ao
conhecimento de mais pessoas ao longo dos anos, e isso permite que a escola
propague a forma de produzir conhecimento para um número maior de pessoas.
No mundo moderno, conforme estudamos em outro momento da aula,
prevalece a razão humana como principal pilar de produção de saberes. Todas
as matérias que vocês estudam na escola fazem parte de alguma ciência
específica, como a biologia, a matemática ou mesmo a filosofia, e todas essas
ciências possuem métodos científicos nos quais se fundamentam. Quando nós
aprendemos todos esses saberes e seus métodos, criamos a capacidade
cognitiva de autonomamente produzir entendimento sobre tudo isso. Assim,
conseguimos criar e produzir nossos próprios conhecimentos e compreensões
sobre o mundo.
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