47 - O papel da educação

 O papel da educação

A educação é extremamente importante na formação dos cidadãos. Todo
mundo concorda, não é mesmo? Ela é responsável por nos fazer aprender diversos conteúdos disciplinares que contribuem para nosso processo de ensino-
aprendizagem. Mas a educação é relevante, igualmente, para nossa formação humana e nosso senso de responsabilidade cívica, ou seja, nosso engajamento
na convivência com nossos semelhantes.
A partir desse momento, nós vamos estudar mais detalhadamente a participação da educação na nossa formação humana.
Vamos lá!

5.1. A escola e a democracia
Dentro do espaço escolar é possível promover a construção dos sujeitos.
Essa construção é fruto do ambiente escolar democrático que promova uma
relação dialógica com diversos grupos sociais que fazem parte do processo de
educação e que, tais como família, representando os pais/resposáveis dos
alunos, os próprios alunos, os educadores e a gestão escolar (equipe diretiva da
escola). Todos esses grupos integram a educação e, ao se relacionarem no
espaço escolar simbolizam uma construção coletiva do processo educacional,
sobretudo, a pluralidade que pressupõe a composição do espaço escolar.
Essa pluralidade de grupos que constitui o espaço escolar e a educação
como um todo permite que os alunos sejam expostos à alteridade que significa
que os alunos estão em contato e se relacionando com “o outro”, ou seja, com
pessoas que são diferentes umas das outras. A diversidade associada à
alteridade permite que os alunos sejam capazes de lidar com as diferenças entre
as pessoas por meio do exercício da tolerância e do respeito.
A escola passa a ser o grande laboratório de práticas éticas e cívicas.
Conforme vocês devem estar percebendo, a escola favorece um processo de
ensino que não fica restrito somente aos conteúdos disciplinares. A escola
oferece um ambiente de aprendizagem que seja mais humano e que desenvolva
a consciência coletiva nos estudantes, uma percepção de estar em coletividade,
do saber viver em sociedade. Do ponto de vista democrático, a educação elabora
a ética quando permite que os estudantes percebam que as atitudes individuais
podem ter um impacto em outras pessoas, na coletividade.

John Dewey – 1859 - 1952
John Dewey (1859 – 1952) defendia que as
questões filosóficas não estavam distanciadas da
prática. Pelo contrário, em seus estudos de filosofia
educacional, sustentava a ideia de aprender fazendo.
Em outras palavras, ele acreditava que a experiência e a
prática eram dois principais recursos para que os
estudantes pudessem conectar as teorias ensinadas de
modo que elas não permanecessem só como questões
abstratas.

A importância da experiência e de colocar em prática o que nós
aprendemos contribui para nosso processo de construção de entendimento sobre
um assunto específico, mas, mais importante que isso, ajuda no desenvolvimento
da autonomia individual, conforme estudamos na primeira sessão dessa
Orientação de Estudos (OE), e acima de tudo, ajuda na compreensão sobre a
nossa responsabilidade cívica, ou seja, para com os outros e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IA substituirá professores?

Futuro já começou? Uma escola do Reino Unido está chamando a atenção na internet ao divulgar sua primeira turma sem professor. O...