56 - Redes de trasnportes

 




REDE DE TRANSPORTES


As pessoas e as mercadorias se locomovem entre a cidade e o campo, entre várias cidades e entre países através dos meios de transporte. A ausência ou deficiência de transporte causa perdas econômicas e dificulta as relações sociais das populações. Sem dúvida, países de pequena extensão geográfica resolvem com mais facilidade o problema da montagem de uma rede de transporte. Para as nações extensas territorialmente, a criação de transportes eficientes é um grande desafio.

A análise do sistema de transportes de um país é um indicador do nível de seu desenvolvimento. Esse estudo deve atentar não só para o que se transporta, mas, principalmente, para como se transporta.

O estudo dos transportes deve responder a algumas questões. Que meio de transporte é o dominante? Como se distribui a circulação de mercadorias pelos diferentes meios de transporte? Qual a evolução que cada um dos tipos de transporte tem apresentado?

Evolução dos transportes

A história dos transportes se inicia com a própria história da humanidade, pois para sobreviver, o homem sempre teve de transportar objetos e produtos e conseguir se deslocar pela superfície terrestre.

De início, o homem utilizava as vias naturais, como os rios, as áreas de topografia plana e as regiões de formações herbáceas: áreas que apresentavam poucos obstáculos ao deslocamento de pessoas e objetos. A base do transporte era a tração humana. Inicialmente, o homem usava seu próprio corpo como meio de transporte e, a seguir, equipamentos associados ao corpo, como cestas, varas e carroças. Com o passar do tempo, novos recursos foram adotados como meios de transporte. À medida que houve desenvolvimento econômico, o homem passou a construir estradas, ainda que precárias, e a utilizar transporte de tração animal.

Após a Revolução Industrial, a expansão econômica acelerada de alguns países, graças ao aumento da produção de bens industrializados, gerou a necessidade de um grande consumo de matérias primas. Assim, aumentou a necessidade de transportar mercadorias – em maior quantidade e de forma mais rápida.

O desenvolvimento técnico-científico que acompanhou a Revolução Industrial possibilitou a implantação de novos meios de transporte com maior capacidade – ferrovias, hidrovias e rodovias – e a construção imediata de novas vias de transporte. Assim, a nova tecnologia permitiu que se ultrapassem obstáculos naturais, que até então freavam a circulação de produtos. Isso deu origem a uma nova fase do comércio: o comércio em escala mundial.

Os transportes em países desenvolvidos e em desenvolvimento

Os meios de transporte de um país refletem seu nível de desenvolvimento econômico e tecnológico.

O transporte é fundamental para a integração econômica, social e cultural de uma comunidade. Com efeito, as pessoas e as mercadorias se locomovem entre a cidade e o campo, entre várias cidades e entre países através dos meios de transporte. A ausência ou deficiência de transporte causa perdas econômicas e dificulta as relações sociais das populações. Sem dúvida, países de pequena extensão geográfica resolvem com mais facilidade o problema da montagem de uma rede de transporte. Para as nações extensas territorialmente, a criação de transportes eficientes é um grande desafio.

Nos países desenvolvidos, a evolução dos transportes decorreu da expansão econômica. Este é o motivo pelo qual há um alto grau de integração inter-regional e nacional e a eficiência e disponibilidade dos diferentes meios de transporte nesses países.

Por outro lado, nos países subdesenvolvidos, cuja economia sempre dependeu do mercado externo, as redes de transporte são quase sempre isoladas e convergem para os portos exportadores. Há uma escassez e ineficiência de uma rede de transportes.

Os principais meios de transporte e vias de circulação estão concentrados nas regiões mais desenvolvidas: Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão, etc. Nessas áreas, o transporte de bens e de pessoas é bastante intenso. A distribuição e densidade de transportes nessas regiões é significativamente maior que nas regiões subdesenvolvidas, como América do Sul e África.

Meios de transporte

Os meios de transporte podem ser terrestres (ferroviário, rodoviário e metroviário), hidroviários (marítimo, fluvial e lacustre) e aéreos.

Nos países desenvolvidos, o transporte de mercadorias é feito predominantemente por ferrovias e hidrovias. No Brasil e em outros países subdesenvolvidos, predomina o transporte rodoviário. Muitos países desenvolvidos de grande extensão e deficitários em combustíveis fósseis deveriam expandir seus meios de transporte ferroviário e hidroviário, não rodoviário. Isto porque esses tipos de transporte, além de possuírem maior capacidade de carga, são mais econômicos. Por outro lado, o transporte rodoviário, além de transportar menor quantidade de carga, consome muito combustível e é dependente do petróleo. A recente crise de petróleo, que atingiu países desenvolvidos e subdesenvolvidos, é mais um sinal de que o transporte rodoviário não é economicamente eficiente.

OS TRANSPORTES TERRESTRES

TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Durante o século XIX, o trem foi o principal meio de transporte e se expandiu mundialmente até a segunda metade do século XX. Em países de grandes extensões territoriais, como os Estados Unidos e o Canadá, foram construídas ferrovias transcontinentais que cruzavam o território de leste a oeste, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. Na ex-União Soviética, foi construída a Transiberiana – a maior ferrovia do mundo, com 9.280 quilômetros, ligando Moscou a Vladivostok, no litoral do Pacífico. Essas ferrovias tiveram papel preponderante na ocupação territorial e no crescimento econômico e comercial desses países.

Entre 1940 e 1960, muitas ferrovias foram desativadas. O motivo disso foi a expansão das estradas de rodagem. A partir de 1970, devido à crise do petróleo, o transporte sobre trilhos foi reativado, principalmente em países desenvolvidos. Outros fatores que reativaram o setor foram o desenvolvimento tecnológico com trens modernos e mais velozes, o sistema de metrô e uma expansão populacional que necessitava do transporte de massa.

Em países desenvolvidos, o transporte ferroviário concorre com o aéreo, mesmo em questão de velocidade. Há trens ultravelozes na Europa que chegam a velocidades entre 200 km/h e 500 km/h.

O transporte ferroviário não possui a mesma flexibilidade que o rodoviário, mas apresenta muitas vantagens. Pode utilizar várias fontes de energia (vapor, diesel, gasolina, eletricidade), tem grande capacidade no transporte de carga e de pessoas, consegue atingir altas velocidades e estimula o desenvolvimento de indústrias de base. Embora o custo da construção de ferrovias exija altos investimentos, é um econômico meio de transporte, pois desloca grandes cargas de passageiros e de mercadorias por grandes distâncias a baixo custo.

Os Estados Unidos possuem a maior rede ferroviária do mundo. É possível atravessar o país de leste a oeste ou de norte a sul por trem.

VEÍCULOS UTILIZADOS- o trem e o metrô (composição ferroviária urbana somente para passageiros, tendo a vantagem da rapidez).

VANTAGENS DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO- embora o custo da construção de ferrovias exija altos investimentos, é um econômico meio de transporte, pois desloca grandes cargas de passageiros e de mercadorias, por grandes distâncias a baixo custo.

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

O automóvel tem sido utilizado como meio de transporte desde o início do século XX. Com a Primeira Guerra Mundial, aumentou significativamente a produção e a diversificação dos tipos de veículos: carros de passeio, caminhões, ônibus, tratores, etc.

Inicialmente, o transporte rodoviário complementava o ferroviário. Com o passar do tempo, passou a concorrer com as ferrovias, inclusive resultando na desativação de muitas delas, que se tornaram deficitárias.

Há vários motivos por que alguns países decidiram utilizar a rede rodoviária, e não a ferroviária, para o transporte de mercadorias: maior flexibilidade e facilidade de acesso a diversos lugares, simplificação das operações de carga e descarga, etc. Sem dúvida, desde o início do século XX, o transporte rodoviário cresceu de forma espetacular.

A desvantagem do transporte rodoviário é o fato de ser mais caro que o ferroviário, pois transporta menor quantidade de carga. Ao longo da história do Brasil, quase todos os governos incentivaram o transporte rodoviário. Isso resultou no aumento dos preços das mercadorias, já que os caminhões não podem competir com os trens quanto à quantidade de carga transportada.

Outras desvantagens do transporte rodoviário são a poluição que gera, causando aumento de doenças e prejudicando o meio ambiente, os acidentes de tráfego e a crise do trânsito urbano.

Em países desenvolvidos, as rodovias são normalmente autopistas, estradas muito bem pavimentadas, contando com socorro mecânico a qualquer hora e telefones pouco distantes, um dos outros.

VEÍCULOS UTILIZADOS- ônibus, caminhões e carros.

DESVANTAGEM - o transporte rodoviário é mais caro que o ferroviário, pois transportam menor quantidade de carga.

TRANSPORTES NÁUTICOS

Classificação

De acordo com o itinerário realizado, o transporte marítimo pode ser:
Cabotagem: Também chamado de “Transporte Costeiro”, esse tipo de transporte é doméstico, posto que é realizado somente entre os portos do território nacional.
Internacional: Também chamado de “Transporte de Longo Percurso”, o nome já indica que a distância é maior, sendo esse transporte realizado entre portos nacionais e internacionais.

Vantagens e Desvantagens

A despeito de ser um transporte lento, o transporte marítimo é muito utilizado para o transporte de cargas, uma vez que suporta grande quantidade e variedades de produtos, por um custo relativamente baixo, em relação a outros meios de transporte, por exemplo, o aéreo.

No tocante as desvantagens do transporte marítimo, podemos citar o tempo elevado de entrega de mercadorias, posto que passa pelos portos e alfândegas, distantes dos centros de produção e muitas vezes congestionados, além das chances de danos nas cargas transportadas.


TRANSPORTES AÉREOS



O Transporte Aéreo é uma modalidade de transporte realizado pelo ar, através de veículos como os aviões, helicópteros, balões, dirigíveis, teleféricos, dentre outros. Esse tipo de transporte é utilizado para transportar cargas e pessoas, sendo considerado um dos transportes mais seguros. Seu uso foi intensificado após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e atualmente é um dos transportes mais utilizados no mundo.

Avião no Pôr do Sol

A invenção da aeronave no início do século XX, foi atribuída ao brasileiro Santos Dumont, o “Pai da Aviação”, e, desde então, os transportes aéreos se desenvolveram no mundo exponencialmente, o qual permitiu diminuir a distância espaço-tempo de modo rápido, seguro e cômodo.

Para saber mais sobre o inventor, acesse o link: Alberto Santos Dumont


Vantagens e Desvantagens

Apesar de percorrer grandes distâncias (nacionais e internacionais) em tempo reduzido, o transporte aéreo não é muito indicado para transportar grandes cargas. De tal modo, é indicado para transportar cargas pouco volumosas, sendo utilizado geralmente para transportes de produtos perecíveis, cargas urgentes e objetos valiosos.

Outra desvantagem do transporte aéreo são os altos custos de manutenção, implementação, fretes e combustíveis em relação aos outros meios de transportes. Além disso, o crescimento das empresas de transportes aéreos no mundo, a competitividade entre elas e a modernização dos aviões, tem levado ao aumento do trânsito aéreo bem como a superlotação de muitos aeroportos. Note que essa modalidade de transporte depende essencialmente das condições climáticas e atmosféricas,

Além de todas as desvantagens apontadas acima, o transporte aéreo apresenta grande impacto ambiental desde poluição atmosférica e sonora. Por sua vez, os transportes aéreos tem sido um dos mais utilizados atualmente mesmo tendo custos elevados, na medida em que transportam centenas de passageiros de uma só vez, são rápidos, cômodos, pontuais e seguros, além de possuírem grande liberdade de movimento.

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