CURRICULO MINIMO (Geografia)

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SEGUNDO O CURRÍCULO MINIMO DO MEC E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Primeiro Ano

Primeiro Bimestre
  • Coordenadas geográficas
  • Fusos horários
  • Geoprocessamento
  • Sistemas de Informações Geográficas (SIGs)

Segundo Bimestre

  • Dinâmica Climática
  • Clima e Sociedade
  • Poluição atmosférica
  • Tipos climáticos e formações vegetais no Brasil e no mundo
  • Dinâmica climática
  • Ilhas de calor, microclimas.

Terceiro Bimestre

  • A hidrosfera
  • Geopolítica da água
  • As reservas brasileiras de água doce
  • Bacias hidrográficas
  • Hidrografia no Brasil
  • Águas subterrâneas

Quarto Bimestre

  • Sociedade de Consumo
  • A Revolução Industrial: Um marco da questão ambiental
  • Conferencias mundial sobre o meio ambiente e suas consequencias
  • Despertar da consciência ecológica
  • Problemas ambientais de dimensão global
  • Questão ambiental e interesses econômicos
  • Questão ambiental no Brasil

Segundo Ano

Primeiro Bimestre:
Organizçaõ mundial no séc XX: Pós-Segunda Guerra; Guerra Fria, colapso do socialismo; as novas fronteiras
Fluxos e redes no processo de globalização
Processo de fragmentação e exclusão em diferentes setores e escolas
Papel do Brasil no mundo globalizado
Segundo Bimestre:
Processo de urbanização do séc XX
Diferentes formas de urbanização entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Urbanização x industrialização
Hierarquia das cidades e suas especificidades
Urbanização brasileira x processos de segregação espacial
Processo urbano como espaço do encontro das diferenças e do exercício de cidadania.
Terceiro Bimestre:
Questões agrárias nos diversos países do mundo
Processo de modernização das atividades agropecuárias no mundo
Questão da fome e do mercado mundial de alimentos
Estrutura fundiária e da busca pelo acesso a terra no Brasil.
Impactos ambientais, sociais e econômicos dos trânsgênicos, orgânicos e convencionais.
Quarto Bimestre:
Processo histórico de crescimento populacional em diferentes escalas.
Processo de mudança na dinâmica demográfica
Princípios fundamentais das teorias demográficas
Dinâmica das estruturas da população nos países centrais e periféricos
Envelhecimento da população dos países centrais
Desemprego em escala mundial
Conflitos etino-separatistas, racismo e xenofobia
Fluxos migratórios no Brasil

Terceiro Ano

Primeiro Bimestre:

- Compreender o conceito de indústria e o processo histórico de industrialização mundial, na América Latina e no
Brasil.
- Caracterizar e localizar os tipos de indústrias segundo a tecnologia usada e as divisões internacionais do trabalho.
- Comparar os diferentes processos de industrialização da Europa, EUA, Japão, Tigres Asiáticos, China, África e Brasil.
- Localizar e compreender o papel dos tecnopolos nos países centrais e periféricos.
- Identificar as implicações econômicas, sociais e ambientais causadas pelas indústrias no mundo, na América Latina
e no Brasil.

Segundo Bimestre:
- Identificar as redes de informação e transportes em diferentes escalas.
- Compreender a importância e as formas de utilização das redes de transportes e informacionais no Brasil.
- Contextualizar o processo histórico de formação, disseminação e utilização das redes em diferentes escalas.
- Analisar a compressão espaço/tempo e suas consequências na integração do território brasileiro.
Terceiro Bimestre:
- Identificar, classificar e localizar as fontes energéticas que impulsionam as economias mundial e brasileira, inclusive
as alternativas.
- Compreender a importância geopolítica das fontes energéticas, em especial o petróleo e os outros combustíveis
fósseis.
- Analisar e discutir as implicações econômicas, políticas, sociais e ambientais das matrizes energéticas brasileiras.
Quarto Bimestre:
- Identificar cartograficamente o Estado do Rio de Janeiro.
- Compreender e relacionar as características históricas, físicas e socioeconômicas do Estado do Rio de Janeiro.
- Reconhecer as diferentes formas de regionalização do Brasil e identificar as particularidades regionais do Estado do
Rio de Janeiro.
- Relacionar o processo de ocupação do território fluminense com os problemas ambientais recorrentes no Estado
(enchentes, erosão, deslizamentos etc.).
- Analisar os impactos das transformações socioespaciais observadas no Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planejamento Geografia (trimestrais)

  1º ANO – Geografia Física 1º Trimestre – Introdução e Estrutura Natural Introdução à Geografia e métodos de estudo Estrutura da Terra...