Planos de curso com base no livro didático Iniciação à Filosofia de Marilena Chauí adaptado à competências e habilidades do ENEM e pela proposta da Base Nacional Comum:
Plano de Curso para o 1º Ano do Ensino Médio
Plano de Curso para o 2º Ano do Ensino Médio
Plano de Curso para o 3º Ano do Ensino Médio
DISCIPLINA: Filosofia
CURSO: Ensino Médio
SÉRIE/ANO: 1ª/ 2018
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Hrs.
PROFESSOR(A):
MSSÃO DA ESCOLA
Descrever
VISÃO DA ESCOLA
Descrever
OBJETIVO GERAL DO ENSINO MÉDIO
Promover a formação de cidadãos críticos e participativos na construção da sociedade.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
- Analisar os eixos temáticos da filosofia, como fundamentos essenciais para a vida, para a academia e atividades profissionais.
- Proporcionar competências e habilidades ao educando, para interpretar e aplicar os conceitos filosóficos no contexto da sociedade;
- Estimular no aluno o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos fatos, dos acontecimentos, da realidade como um todo;
- Incentivar os estudantes a questionarem, a indagarem acerca dos fenômenos filosóficos a fim de adotarem uma atitude crítica diante da realidade;
- Aguçar o desejo pelo conhecimento de forma espontânea e apaixonada.
- Incentivar o aprofundamento teórico do aluno, como fator importante na reflexão filosófica diante do mundo e do exercício da cidadania.
FOCO DA PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM
Introdução ao filosofar
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Livro base: CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013.
I Bimestre
Objetivos
- Introduzir o aluno à atitude filosófica;
- Apresentar os fundamentos históricos do pensamento filosófico ocidental.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades;
C3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
Habilidades relacionadas às competências
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos
históricos.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no
espaço.
Conteúdo
- Atitude filosófica (cap. 1)
- O que é filosofia? (Cap. 2)
- Origem da Filosofia (Cap. 3)
- Mito e filosofia
II Bimestre
Objetivo:
Introduzir os principais períodos da história da filosofia.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades;
C3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
Habilidades relacionadas às competências
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos
históricos.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no
espaço.
H15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Conteúdo
- Períodos da filosofia
1.1 Filosofia grega e seus períodos (Cap. 4)
1.2 Traços gerais da filosofia ocidental (Patrística, Medieval, Renascentista, Moderna, Iluminista e Contemporânea) (Cap.5 e 6)
III Bimestre
Objetivo
Desenvolver os vários significados da razão e apresentar as concepções contemporâneas sobre o tema.
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
Habilidades relacionadas à competência
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos
históricos.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no
espaço.
Conteúdo
- Os vários sentidos da palavra razão (Cap. 7, 8 e 9)
- A razão na filosofia contemporânea (Cap. 10)
IV Bimestre
Objetivo
- Refletir sobre o conceito de verdade, central na construção do pensamento filosófico e na busca do conhecimento.
- Analisar algumas teorias do conhecimento.
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
Habilidades relacionadas à competência
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
Conteúdo
- A busca da verdade
1.1 Ignorância e verdade (Cap. 11)
1.2 Buscando a verdade (Cap. 12)
2. A preocupação com o conhecimento (Cap. 15)
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Ao professor em sala de aula
- Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos
- Exposição e explicação de conteúdo
- Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto
Propostas ao aluno:
- Questões problemáticas que envolvam argumentos relacionados ao assunto
- Produção textual
- Pesquisa de campo
- Pesquisa bibliográfica
- Intervenção teatral
- Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo
- Debates em sala de aula
- Jure simulado
- Dinâmica de monitoria
RECURSOS
Livro didático
Data Show
Textos
Caixa amplificada
Notebook
Vídeos, filmes
Documentários
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
- Trabalhos individuais e em grupo
- Produção textual
- Participação e frequência
- Para casa
- Envolvimento com a escola
- Provas
REFERÊNCIAS
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013. (Referência de base)
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
JAPIASSU, Hilton. Introdução às Ciências Humanas. São Paulo: Letras e Letras, 2002.
MEC. Competências e habilidades do ENEM.
MEC. Proposta da Base Nacional Comum.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.
SOUSA, Sônia Maria Ribeiro de. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995.
DISCIPLINA: Filosofia
CURSO: Ensino Médio
SÉRIE/ANO: 2ª/ 2018
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Hrs.
PROFESSOR(A):
MSSÃO DA ESCOLA
Descrever
VISÃO DA ESCOLA
Descrever
OBJETIVO GERAL DO ENSINO MÉDIO
Promover a formação de cidadãos críticos e participativos na construção da sociedade.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
- Analisar os eixos temáticos da filosofia, como fundamentos essenciais para a vida, para a academia e atividades profissionais.
- Proporcionar competências e habilidades ao educando, para interpretar e aplicar os conceitos filosóficos no contexto da sociedade;
- Estimular no aluno o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos fatos, dos acontecimentos, da realidade como um todo;
- Incentivar os estudantes a questionarem, a indagarem acerca dos fenômenos filosóficos a fim de adotarem uma atitude crítica diante da realidade;
- Aguçar o desejo pelo conhecimento de forma espontânea e apaixonada.
- Incentivar o aprofundamento teórico do aluno, como fator importante na reflexão filosófica diante do mundo e do exercício da cidadania.
FOCO DA PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM
Opinião, conhecimento e gosto
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Livro base: CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013.
I Bimestre
Objetivos
- Identificar os significados do conceito de cultura e das práticas culturais na perspectiva filosófica, diferenciado-os do conceito de natureza.
- Apresentar as relações entre o conhecimento, a linguagem e a consciência.
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
Habilidades relacionadas à competência
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
Conteúdo:
1- Natureza e cultura (cap. 23)
2- A complexidade do conhecimento (caplos. 16, 17 e 18)
II Bimestre
Objetivos
- - Introduzir a origem da lógica entre os gregos e indicar as principais ferramentas do pensamento lógico;
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
Habilidades relacionadas à competência
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
Conteúdo:
1- Noções de lógica (caplos. 13 e 14)
III Bimestre
Objetivos:
- Abordar as transformações históricas da metafísica sob o ponto de vista de diferentes correntes filosóficas;
- Expor o conceito de ontologia desde Aristóteles até nossos dias.
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
Habilidades relacionadas à competência
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
Conteúdo:
Noções de metafísica e de ontologia (caps. 19, 20, 21 e 22)
IV Bimestre
Objetivos:
- Elaborar um quadro histórico e reflexivo sobre a religiosidade humana em diferentes culturas;
- Explorar os vários sentidos da produção artística, identificando as relações entre arte, religião e filosofia;
- Analisar a produção artística e sua relação com o desenvolvimento das recentes tecnologias e com a economia de mercado.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidade
C5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
Habilidades relacionadas à competência
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
H11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
Conteúdo:
A experiência do sagrado (cap. 24)
Arte e estética (cap. 25)
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Ao professor em sala de aula
- Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos
- Exposição e explicação de conteúdo
- Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto
Propor ao aluno:
- Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado
- Produção textual
- Pesquisa de campo
- Pesquisa bibliográfica
- Intervenção teatral
- Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo
- Debates em sala de aula
- Jure simulado
RECURSOS
Livro didático
Data Show
Textos
Caixa amplificada
Notebook
Vídeos, filmes
Documentários
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
- Trabalhos em grupo
- Produção textual
- Participação e freqüência
- Para casa
- Envolvimento com a escola
- Provas
REFERÊNCIAS
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013. (Referência de base)
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
JAPIASSU, Hilton. Introdução às Ciências Humanas. São Paulo: Letras e Letras, 2002.
MEC. Competências e habilidades do ENEM.
MEC. Proposta da Base Nacional Comum.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.
SOUSA, Sônia Maria Ribeiro de. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995.
DISCIPLINA: Filosofia
CURSO: Ensino Médio
SÉRIE/ANO: 3ª/ 2018
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Hrs.
PROFESSOR(A):
MSSÃO DA ESCOLA
Descrever
VISÃO DA ESCOLA
Descrever
OBJETIVO GERAL DO ENSINO MÉDIO
Promover a formação de cidadãos críticos e participativos na construção da sociedade.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
- Analisar os eixos temáticos da filosofia, como fundamentos essenciais para a vida, para a academia e atividades profissionais.
- Proporcionar competências e habilidades ao educando, para interpretar e aplicar os conceitos filosóficos no contexto da sociedade;
- Estimular no aluno o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos fatos, dos acontecimentos, da realidade como um todo;
- Incentivar os estudantes a questionarem, a indagarem acerca dos fenômenos filosóficos a fim de adotarem uma atitude crítica diante da realidade;
- Aguçar o desejo pelo conhecimento de forma espontânea e apaixonada.
- Incentivar o aprofundamento teórico do aluno, como fator importante na reflexão filosófica diante do mundo e do exercício da cidadania.
FOCO DA PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM
Condição humana e responsabilidade pelo mundo
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Livro base: CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013.
I Bimestre
Objetivo:
- Apresentar as diferenças entre ética e moral e levar à compreensão dos significados da liberdade como construção da ética humana.
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
C3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
C5 Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
Habilidades relacionadas à competência
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 – Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
H23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
Conteúdo:
Ética e moral (caps. 26 e 27)
A liberdade (cap. 28)
II Bimestre
Objetivo:
Expor as relações entre filosofia e pensamento científico e desenvolvimento tecnológico.
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
C4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
Habilidades relacionadas à competência
H16 – Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 – Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
H19 – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 – Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Conteúdo:
A ciência: conceito, desenvolvimento e história (caps. 29, 30 e 31)
III Bimestre
Objetivo:
- Apresentar as noções de política e sociedade civil e introduzir os principais fundamentos da história da filosofia política.
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
C5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
Habilidades relacionadas à competência
H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Conteúdo:
A vida política (cap. 32)
As filosofias políticas (cap.33)
IV Bimestre
Objetivo:
Estabelecer a relação entre democracia e cidadania na perspectiva filosófica.
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
C5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
Habilidades relacionadas à competência
H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Conteúdo:
Democracia e cidadania (cap. 34)
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Ao professor em sala de aula
- Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos
- Exposição e explicação de conteúdo
- Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto
Propor ao aluno:
- Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado
- Produção textual
- Pesquisa de campo
- Pesquisa bibliográfica
- Intervenção teatral
- Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo
- Debates em sala de aula
- Jure simulado
RECURSOS
Livro didático
Data Show
Textos
Caixa amplificada
Notebook
Vídeos, filmes
Documentários
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
- Trabalhos em grupo
- Produção textual
- Participação e freqüência
- Para casa
- Envolvimento com a escola
- Provas
REFERÊNCIAS
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013. (Referência de base)
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
JAPIASSU, Hilton. Introdução às Ciências Humanas. São Paulo: Letras e Letras, 2002.
MEC. Competências e habilidades do ENEM.
MEC. Proposta da Base Nacional Comum.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.
SOUSA, Sônia Maria Ribeiro de. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário