CURRÍCULO MÍNIMO (FILOSOFIA)

Planos de curso com base no livro didático Iniciação à Filosofia de Marilena Chauí adaptado à competências e habilidades do ENEM e pela proposta da Base Nacional Comum:

Plano de Curso para o 1º Ano do Ensino Médio
Plano de Curso para o 2º Ano do Ensino Médio
Plano de Curso para o 3º Ano do Ensino Médio

Plano de Curso para o 1º Ano do Ensino Médio
DISCIPLINA: Filosofia
CURSO: Ensino Médio
SÉRIE/ANO: 1ª/ 2018
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Hrs.
PROFESSOR(A):

MSSÃO DA ESCOLA
Descrever
VISÃO DA ESCOLA
Descrever
OBJETIVO GERAL DO ENSINO MÉDIO
           Promover a formação de cidadãos críticos e participativos na construção da sociedade.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA
  • Analisar os eixos temáticos da filosofia, como fundamentos essenciais para a vida, para a academia e atividades profissionais.
  • Proporcionar competências e habilidades ao educando, para interpretar e aplicar os conceitos filosóficos no contexto da sociedade;
  • Estimular no aluno o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos fatos, dos acontecimentos, da realidade como um todo;
  • Incentivar os estudantes a questionarem, a indagarem acerca dos fenômenos filosóficos a fim de adotarem uma atitude crítica diante da realidade;
  • Aguçar o desejo pelo conhecimento de forma espontânea e apaixonada.
  • Incentivar o aprofundamento teórico do aluno, como fator importante na reflexão filosófica diante do mundo e do exercício da cidadania.

FOCO DA PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM
Introdução ao filosofar

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Livro base: CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013.

I Bimestre
Objetivos
  • Introduzir o aluno à atitude filosófica;
  • Apresentar os fundamentos históricos do pensamento filosófico ocidental.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
    C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades;
      C3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

        Habilidades relacionadas às competências
        H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
        H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos
        históricos.
        H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no
        espaço.
        Conteúdo
        1. Atitude filosófica (cap. 1)
        2. O que é filosofia? (Cap. 2)
        3. Origem da Filosofia (Cap. 3)
        4. Mito e filosofia

        II Bimestre
        Objetivo:
        Introduzir os principais períodos da história da filosofia.

        COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
          C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades;
            C3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

              Habilidades relacionadas às competências
              H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
              H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos
              históricos.
              H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no
              espaço.
              H15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

              Conteúdo
              1. Períodos da filosofia
              1.1  Filosofia grega e seus períodos (Cap. 4)
              1.2  Traços gerais da filosofia ocidental (Patrística, Medieval, Renascentista, Moderna, Iluminista e Contemporânea) (Cap.5 e 6)

              III Bimestre
              Objetivo
              Desenvolver os vários significados da razão e apresentar as concepções contemporâneas sobre o tema.

              COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
              C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades

                Habilidades relacionadas à competência
                H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
                H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos
                históricos.
                H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no
                espaço.

                Conteúdo
                1. Os vários sentidos da palavra razão (Cap. 7, 8 e 9)
                2. A razão na filosofia contemporânea (Cap. 10)

                IV Bimestre
                Objetivo
                • Refletir sobre o conceito de verdade, central na construção do pensamento filosófico e na busca do conhecimento.
                • Analisar algumas teorias do conhecimento.

                COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
                  C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades

                    Habilidades relacionadas à competência
                    H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
                    H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
                    H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

                    Conteúdo
                    1. A busca da verdade
                    1.1  Ignorância e verdade (Cap. 11)
                    1.2  Buscando a verdade (Cap. 12)
                    2. A preocupação com o conhecimento (Cap. 15)

                    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
                    Ao professor em sala de aula
                    • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos
                    • Exposição e explicação de conteúdo
                    • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto
                    Propostas ao aluno:
                    • Questões problemáticas que envolvam argumentos relacionados ao assunto
                    • Produção textual
                    • Pesquisa de campo
                    • Pesquisa bibliográfica
                    • Intervenção teatral
                    • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo
                    • Debates em sala de aula
                    • Jure simulado
                    • Dinâmica de monitoria

                    RECURSOS
                    Livro didático
                    Data Show
                    Textos
                    Caixa amplificada
                    Notebook
                    Vídeos, filmes
                    Documentários

                    INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
                    • Trabalhos individuais  e em grupo
                    • Produção textual
                    • Participação e frequência
                    • Para casa
                    • Envolvimento com a escola
                    • Provas

                    REFERÊNCIAS
                    ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.
                    ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.
                    CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
                    CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013. (Referência de base)
                    COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006.
                    JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
                    JAPIASSU, Hilton. Introdução às Ciências Humanas. São Paulo: Letras e Letras, 2002.
                    MEC. Competências e habilidades do ENEM.
                    MEC. Proposta da Base Nacional Comum.
                    POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.
                    SOUSA, Sônia Maria Ribeiro de. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995.


                    Plano de Curso para o 2º Ano do Ensino Médio
                    DISCIPLINA: Filosofia
                    CURSO: Ensino Médio
                    SÉRIE/ANO: 2ª/ 2018
                    CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Hrs.
                    PROFESSOR(A):

                    MSSÃO DA ESCOLA
                    Descrever
                    VISÃO DA ESCOLA
                    Descrever
                    OBJETIVO GERAL DO ENSINO MÉDIO
                    Promover a formação de cidadãos críticos e participativos na construção da sociedade.

                    OBJETIVOS DA DISCIPLINA
                    • Analisar os eixos temáticos da filosofia, como fundamentos essenciais para a vida, para a academia e atividades profissionais.
                    • Proporcionar competências e habilidades ao educando, para interpretar e aplicar os conceitos filosóficos no contexto da sociedade;
                    • Estimular no aluno o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos fatos, dos acontecimentos, da realidade como um todo;
                    • Incentivar os estudantes a questionarem, a indagarem acerca dos fenômenos filosóficos a fim de adotarem uma atitude crítica diante da realidade;
                    • Aguçar o desejo pelo conhecimento de forma espontânea e apaixonada.
                    • Incentivar o aprofundamento teórico do aluno, como fator importante na reflexão filosófica diante do mundo e do exercício da cidadania.

                    FOCO DA PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM
                    Opinião, conhecimento e gosto

                    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
                    Livro base: CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013.

                    I Bimestre
                    Objetivos
                    • Identificar os significados do conceito de cultura e das práticas culturais na perspectiva filosófica, diferenciado-os do conceito de natureza.
                    • Apresentar as relações entre o conhecimento, a linguagem e a consciência.

                    COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
                      C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades

                        Habilidades relacionadas à competência
                        H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
                        H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
                        H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

                        Conteúdo:
                        1- Natureza e cultura (cap. 23)
                        2- A complexidade do conhecimento (caplos. 16, 17 e 18)

                        II Bimestre
                        Objetivos
                        • - Introduzir a origem da lógica entre os gregos e indicar as principais ferramentas do pensamento lógico;

                        COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
                          C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades

                            Habilidades relacionadas à competência
                            H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
                            H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
                            H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
                            Conteúdo:
                            1- Noções de lógica (caplos. 13 e 14)

                            III Bimestre
                            Objetivos:
                            • Abordar as transformações históricas da metafísica sob o ponto de vista de diferentes correntes filosóficas;
                            • Expor o conceito de ontologia desde Aristóteles até nossos dias.

                            COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
                            C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades

                              Habilidades relacionadas à competência
                              H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
                              H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
                              H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

                              Conteúdo:
                              Noções de metafísica e de ontologia (caps. 19, 20, 21 e 22)

                              IV Bimestre
                              Objetivos:
                              • Elaborar um quadro histórico e reflexivo sobre a religiosidade humana em diferentes culturas;
                              • Explorar os vários sentidos da produção artística, identificando as relações entre arte, religião e filosofia;
                              • Analisar a produção artística e sua relação com o desenvolvimento das recentes tecnologias e com a economia de mercado.

                              COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
                                C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidade
                                C5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

                                  Habilidades relacionadas à competência
                                  H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
                                  H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
                                  H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
                                  H5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
                                  H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
                                  H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
                                  H11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

                                  Conteúdo:
                                  A experiência do sagrado (cap. 24)
                                  Arte e estética (cap. 25)

                                  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
                                  Ao professor em sala de aula
                                  • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos
                                  • Exposição e explicação de conteúdo
                                  • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto

                                  Propor ao aluno:
                                  • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado
                                  • Produção textual
                                  • Pesquisa de campo
                                  • Pesquisa bibliográfica
                                  • Intervenção teatral
                                  • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo
                                  • Debates em sala de aula
                                  • Jure simulado

                                  RECURSOS
                                  Livro didático
                                  Data Show
                                  Textos
                                  Caixa amplificada
                                  Notebook
                                  Vídeos, filmes
                                  Documentários

                                  INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
                                  • Trabalhos em grupo
                                  • Produção textual
                                  • Participação e freqüência
                                  • Para casa
                                  • Envolvimento com a escola
                                  • Provas

                                  REFERÊNCIAS
                                  ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.
                                  ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.
                                  CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
                                  CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013. (Referência de base)
                                  COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006.
                                  JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
                                  JAPIASSU, Hilton. Introdução às Ciências Humanas. São Paulo: Letras e Letras, 2002.
                                  MEC. Competências e habilidades do ENEM.
                                  MEC. Proposta da Base Nacional Comum.
                                  POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.
                                  SOUSA, Sônia Maria Ribeiro de. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995.


                                  Plano de Curso para o 3º Ano do Ensino Médio
                                  DISCIPLINA: Filosofia
                                  CURSO: Ensino Médio
                                  SÉRIE/ANO: 3ª/ 2018
                                  CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Hrs.
                                  PROFESSOR(A):

                                  MSSÃO DA ESCOLA
                                  Descrever
                                  VISÃO DA ESCOLA
                                  Descrever
                                  OBJETIVO GERAL DO ENSINO MÉDIO
                                  Promover a formação de cidadãos críticos e participativos na construção da sociedade.

                                  OBJETIVOS DA DISCIPLINA
                                  • Analisar os eixos temáticos da filosofia, como fundamentos essenciais para a vida, para a academia e atividades profissionais.
                                  • Proporcionar competências e habilidades ao educando, para interpretar e aplicar os conceitos filosóficos no contexto da sociedade;
                                  • Estimular no aluno o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos fatos, dos acontecimentos, da realidade como um todo;
                                  • Incentivar os estudantes a questionarem, a indagarem acerca dos fenômenos filosóficos a fim de adotarem uma atitude crítica diante da realidade;
                                  • Aguçar o desejo pelo conhecimento de forma espontânea e apaixonada.
                                  • Incentivar o aprofundamento teórico do aluno, como fator importante na reflexão filosófica diante do mundo e do exercício da cidadania.

                                  FOCO DA PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM
                                  Condição humana e responsabilidade pelo mundo

                                  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
                                  Livro base: CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013.

                                  I Bimestre
                                  Objetivo:
                                  • Apresentar as diferenças entre ética e moral e levar à compreensão dos significados da liberdade como construção da ética humana.

                                  COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
                                    C1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
                                      C3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
                                        C5 Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

                                          Habilidades relacionadas à competência
                                          H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
                                          H11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
                                          H12 – Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
                                          H15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
                                          H23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.

                                          Conteúdo:
                                          Ética e moral (caps. 26 e 27)
                                          A liberdade (cap. 28)

                                          II Bimestre
                                          Objetivo:
                                          Expor as relações entre filosofia e pensamento científico e desenvolvimento tecnológico.

                                          COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
                                            C4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

                                              Habilidades relacionadas à competência
                                              H16 – Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
                                              H17 – Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
                                              H18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
                                              H19 – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
                                              H20 – Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

                                              Conteúdo:
                                              A ciência: conceito, desenvolvimento e história (caps. 29, 30 e 31)

                                              III Bimestre
                                              Objetivo:
                                              • Apresentar as noções de política e sociedade civil e introduzir os principais fundamentos da história da filosofia política.

                                              COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
                                                C5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

                                                  Habilidades relacionadas à competência
                                                  H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
                                                  H22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
                                                  H23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
                                                  H24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
                                                  H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

                                                  Conteúdo:
                                                  A vida política (cap. 32)
                                                  As filosofias políticas (cap.33)

                                                  IV Bimestre
                                                  Objetivo:
                                                  Estabelecer a relação entre democracia e cidadania na perspectiva filosófica.

                                                  COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA
                                                    C5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

                                                      Habilidades relacionadas à competência
                                                      H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
                                                      H22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
                                                      H23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
                                                      H24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
                                                      H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

                                                      Conteúdo:
                                                      Democracia e cidadania (cap. 34)

                                                      PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
                                                      Ao professor em sala de aula
                                                      • Problematização da temática a partir de imagens, fotografias, vídeos, músicas, poemas, textos
                                                      • Exposição e explicação de conteúdo
                                                      • Realizar síntese/resumo conceitual/topificado do conteúdo exposto

                                                      Propor ao aluno:
                                                      • Questões problemáticas que envolvam argumentos do texto ao assunto abordado
                                                      • Produção textual
                                                      • Pesquisa de campo
                                                      • Pesquisa bibliográfica
                                                      • Intervenção teatral
                                                      • Responder no grupo questões formuladas a partir do texto em estudo
                                                      • Debates em sala de aula
                                                      • Jure simulado


                                                      RECURSOS
                                                      Livro didático
                                                      Data Show
                                                      Textos
                                                      Caixa amplificada
                                                      Notebook
                                                      Vídeos, filmes
                                                      Documentários

                                                      INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
                                                      • Trabalhos em grupo
                                                      • Produção textual
                                                      • Participação e freqüência
                                                      • Para casa
                                                      • Envolvimento com a escola
                                                      • Provas

                                                      REFERÊNCIAS
                                                      ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.
                                                      ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.
                                                      CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
                                                      CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013. (Referência de base)
                                                      COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006.
                                                      JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
                                                      JAPIASSU, Hilton. Introdução às Ciências Humanas. São Paulo: Letras e Letras, 2002.
                                                      MEC. Competências e habilidades do ENEM.
                                                      MEC. Proposta da Base Nacional Comum.
                                                      POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.
                                                      SOUSA, Sônia Maria Ribeiro de. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995.

                                                      Nenhum comentário:

                                                      Postar um comentário

                                                      IA substituirá professores?

                                                      Futuro já começou? Uma escola do Reino Unido está chamando a atenção na internet ao divulgar sua primeira turma sem professor. O...